Apresentação

interreg

Gotecfor valoriza a Biomassa Florestal e diminui custos para a agroindustria

Os proprietários florestais necessitam de reduzir os custos da gestão florestal potenciando recursos até agora pouco valorizados, como a biomassa florestal residual.

As empresas de serviços necessitam de modelos de recolha, planeamento logístico e transporte mais eficientes e otimizados para tornar viável a utilização dessa biomassa florestal.

As agroindústrias (ex. empresas florícolas e hortícolas) necessitam de soluções de aquecimento eficientes, a preços baixos e estáveis, que lhes permitam aumentar a sua produtividade entre Outubro e Maio.

A valorização da biomassa florestal para aquecimento de estufas, aproxima os proprietários florestais, empresas florestais e agroindústriais em torno do aproveitamento de um recurso natural, renovável e que atualmente é pouco aproveitado economicamente, de acordo com os princípios da economia circular.

No entanto é necessário ultrapassar os seguintes problemas:

  • Os proprietários florestais e as empresas florestais necessitam de modelos de recolha, de planeamento logístico e transporte mais eficientes e otimizados no sentido de tornar viável a utilização da biomassa florestal (BF), uma vez que esta se encontra dispersa pelo território nacional;
  • As empresas de recolha necessitam de máquinas de pequeno porte mais adaptadas e automatizadas que permitam reduzir os custos de recolha de BF, aumentar a segurança e reduzir o esforço físico dos operadores nos processos de recolha e pré-processamento da BF;
  • As estufas precisam de redimensionar, adaptar ou alterar as soluções atuais a gasóleo e eletricidade, para outras soluções por exemplo consumidoras de estilha, para aumentarem a sua eficiência e diminuírem custos energéticos.

Objectivos

Objetivo geral

O projeto GOTECFOR pretende desenvolver e aplicar soluções de aproveitamento de biomassa florestal recorrendo a novos processos e equipamentos eficientes adaptadas ao contexto florestal português, no sentido de dar resposta às necessidades de proprietários florestais que dispõe de um recurso natural e renovável ainda pouco valorizado, e das empresas agroindustriais que precisam de fontes energéticas para aquecimento das suas culturas (ex. florícolas) a preços mais constantes.

Objetivos específicos:

  • Identificar soluções de desenvolvimento tecnológico;
  • Testar soluções técnicas existentes para a recolha eficiente da biomassa florestal;
  • Identificar os principais obstáculos existentes ao longo da cadeia de valor e testar ferramentas de apoio no âmbito dos processos logísticos para otimização da cadeia de abastecimento;
  • Propor modelos integrados de soluções de produção de energia em função da tipologia dos consumidores;
  • Difundir técnicas e tecnologias apropriadas para o aproveitamento da BF;
  • Aplicar resultados do projeto europeu FOCUS para a gestão da cadeia de abastecimento da biomassa em Portugal.

Atividades

Atividade 1 - Análise do universo das agroindústrias associadas à produção de culturas protegidas

Caraterização das agroindústrias associadas à produção de culturas protegidas a nível da localização, necessidades energéticas, principais fontes utilizadas e custos associados.

Atividades 2 - Identificação das soluções tecnológicas existentes e problemas associados à sua utilização

Identificação das soluções tecnológicas de queima existentes no mercado adequadas à agroindústria, que utilizem biomassa florestal ou resíduos agroflorestais para aquecimento. Analise aos problemas associados à sua utilização tendo em conta: caraterísticas da biomassa, capacidade e rentabilidade dos equipamentos.

Atividade 3 - Desenho e gestão de cadeias de abastecimento de biomassa

Adaptação do software para Gestão de Biomassa, desenvolvido no Projeto Europeu FOCUS, ao projeto GOTECFOR. O Software tem como componentes principais: interfaces gráficas para vários perfis de monitorização da cadeia de abastecimento; módulo de otimização para controlo de stocks e desenho de rotas de distribuição; repositório de dados. Com base nas conclusões das fases anteriores, este software será adaptado para o planeamento e tomada de decisão nos processos logísticos (rotas de distribuição e stocks) para cadeias de abastecimento da biomassa às estufas.

Atividade 4 - Mobilização da biomassa florestal

Identificação de soluções para a mobilização da biomassa para os potenciais mercados e estabelecimento de uma maior interligação entre o fornecimento e a procura, através da identificação de casos de sucesso e fatores que limitam a mobilização sustentável da biomassa.

Descrever e comparar diferentes modelos organizativos junto dos proprietários e da sua relação com os restantes players da cadeia de aproveitamento da biomassa e serão propostas ações inovadoras para estimular o conhecimento e a utilização de práticas e estratégias de gestão na mobilização de biomassa florestal.

Atividade 5 - Identificação de necessidades de desenvolvimento tecnológico e propostas de atuação

Recolha de informações sobre as necessidades e identificação de problemas/constrangimentos das empresas florestais, de modo a que se possam listar e priorizar requisitos técnicos que possam dar origem a uma especificação técnica adequada e a um roadmap.

Apresentação de sugestões de melhoramento das máquinas de processamento de biomassa e apresentado um roadmap que considere a utilização de equipamentos mais seguros e mais adequados a realidade Portuguesa, considerando tratores de pequeno porte e alfaias de silvicultura adaptadas e mais inteligentes.

Atividade 6 - Desenvolvimento e implementação de um demonstrador

Montagem de um demonstrador para avaliação da viabilidade técnica das soluções propostas considerando um conjunto de propriedades florestais, estufas (empresa FlorAlves) e prestadores de serviços (empresa Floresta Jovem), que participarão no desenvolvimento e validação das soluções apresentadas.

Atividade 7 - Difusão e transferência dos resultados

Difusão e transferência dos resultados obtidos, segundo um plano de comunicação.