Nesta atividade realizaram-se questionários cujos resultados contribuíram para a criação de um Sistema de Informação das agroindústrias de produção de culturas protegidas.
Foram identificadas soluções de queima de biomassa florestal ou resíduos agroflorestais para aquecimento existentes no mercado, tendo sido analisadas caraterísticas da biomassa, capacidade e rentabilidade dos equipamentos. Como resultado obteve-se um Relatório de técnico e uma matriz de problemas.
Adaptação de Software de Gestão de Biomassa, desenvolvido no Projeto Europeu FOCUS, de apoio aos prestadores de serviços florestais na definição de rotas de distribuição e gestão de stocks de biomassa para entrega aos consumidores (ex. agroindústrias).
Nesta atividade foram identificados modelos de organização dos proprietários florestais no sentido de valorizarem a biomassa florestal para aquecimento de culturas protegidas, pela identificação de casos de sucesso e fatores que limitam a mobilização sustentável da biomassa.
Nesta atividade são apresentadas sugestões de melhoramento das máquinas de processamento de biomassa, cuja analise se encontra disponível no Roadmap de Inovação de Equipamento de Processamento e Recolha de Biomassa, mais seguros e adequados à realidade portuguesa.
Desenvolvimento e implementação de um demonstrador, isto é, foi implementado numa agroindústria – FLORALVES, um projeto piloto de aquecimento da estufa com recurso a biomassa florestal. Para tal foram implementadas duas caldeiras e criado um parque de armazenamento de estilha. Procedeu-se à análise da situação inicial e comparou-se com a utilização do aquecimento com caldeiras a estilha, dando origem ao Relatório Técnico.
Difusão e transferência dos resultados obtidos, segundo um plano de comunicação, cujos resultados se encontram disponíveis na página de Publicações, notícias e eventos deste website.